sábado, 1 de julho de 2017

Análise crítica ao filme “ Mãos Talentosas”

A historia de Bem Carson Filme muito mais além daquilo que os olhos alcançam. Mostra - nos uma realidade muito comum e vivida em muitas sociedades para não dizer em todas.

Uma história de superação, quando apertar o botão play impossível parar. Bem Carson, um menino pobre, negro, que não tinha muita chance de ser bem-sucedido e crescer na vida. Um entre tantos que mudou o mundo, “a essência da coisa”, que nunca deixou de estudar, passou pela discriminação racial e pela pobreza. Ben tirava notas muito baixas na escola e por conta disso foi muito criticado pelos colegas e o pior fazendo com que ele se sentisse como uma pessoa burra. E assim, desenvolveu um temperamento muito agressivo.

 O filme permite a quem vê analisar ou repisar os conceitos do preconceito como uma atitude negativa, que o individuo está predisposto a sentir, pensar e conduzir – se em relação a determinado grupo de uma forma negativa. Isto, foi muito bem observado no filme em questão, uma vez que, o menino Ben era muito discriminado por exemplo: pela roupa que usava, o mau desempenho nas aulas e por isso demostrou atitude agressiva. 

Mãos Talentosa, um filme surpreendente, de histórias verídicas e muito além do que os olhos vêem. O produtor lançou a semente à terra na hora certa. “Você tem o mundo aí na sua cabeça, basta apenas você descobrir como ver além do que os olhos vêem”. Frase encorajadora e incentivadora dita pela Sr.Carson, mãe de Ben. Uma mãe guerreira, determinada que apesar de ser analfabeta, separada e negra. 

Acreditou e confiou no potencial dos filhos, não deixou que os problemas pessoais e financeiros pudessem atrapalhar o futuro dos filhos. Sr Carson usou uma excelente estratégia de markting empreendedora. Incentivou os filhos a estudarem, trocar tv por bons livros, não desistir e principalmente amar a Deus acima de tudo. Por isso obtiveram bons resultados.

 Ben tornou um excelente neurocirurgião acreditando que médicos podem fazer milhares. Há erros? Claro que sim. Mas é um filme muito interessante. No livro a história é mais caprichada e cuidada em termo de discursos. O leitor consegue sentir a personagem do livro viajando em cada capítulo com o autor, faltava isso no filme. 

Muita análise ainda pode ser feita através deste filme. Mãos Talentosas é um excelente filme para ser assistido. Serve de exemplo e motivação e para mostrar o poder ter e também uma boa maneira que os pais poderiam tomar de referência como forma de incentivar seus filhos a lerem. Eu recomendo a verem este filme, chama atenção em vários aspetos importante em que nós como um ser vivo e racional temos que levarem conta, a questão da discriminação, do respeito pelos outros por exemplo. São pequenas coisas que precisam ser analisadas, vale a pena ver.


Edneise Monteiro

2 comentários:

As guerras mundiais: o lado obscuro do Globo

A multiplicação dos conflitos internos é uma característica marcante da última década do século XX. A desintegração de Estados socialista...