10 DICAS DE GRANDES EMPREENDEDORES
1. Tenha três grandes objetivos Um dos maiores problemas dos donos de negócios é investir seu
precioso tempo em questões que não são prioritárias. “Algo que você não pode se
permitir é perder o foco. Empreendedores costumam ter uma espécie de distúrbio
de déficit de atenção”, diz Marc Benioff, co-fundador da Salesforce.com. Nesta
linha, Michael Lazerow, da Buddy Media, pergunta: “Quais são os três coisas que
precisam acontecer nos próximos 6 ou 10 meses para aumentar as chances de sua
empresa atingir o sucesso no longo prazo?”. Se você não sabe responder essa
questão, nenhuma dica deste texto vai ajudá-lo a atingir seus objetivos.
2. Faça reuniões operacionais de pé Michael Bloomberg não é apenas o prefeito de Nova York: ele fundou
a Bloomberg News, uma das maiores provedoras de informações financeiras do
mundo, que faturou US$ 8 bilhões em 2012. Em uma reunião, ele ficou
particularmente irritado com os funcionários que liam os relatórios dos seus
respectivos departamentos. Na semana seguinte, todas as cadeiras da sala foram
retiradas. “É incrível o quanto uma reunião em pé é mais rápida e mais focada”,
disse Bloomberg.
3. Realize reuniões pessoais enquanto
caminha Steve Jobs, co-fundador da Apple,
fazia todas suas reuniões importantes durante longas caminhadas. Mark
Zuckerberg, do Facebook, e Jack Dorsey, do Twitter, também adotam a prática.
Essa iniciativa aumenta o sigilo das conversas, além de aumentar o nível de
oxigênio no organismo, melhorando a memória e conectividade entre os circuitos
cerebrais. Também incentiva o uso dos dois lados do cérebro, unindo capacidade
analítica e criatividade. Por fim, caminhar em um dia agradável melhora o humor
e o condicionamento físico. Com tantas vantagens assim, os resultados só tendem
a melhorar. “O que mais gosto de fazer para relaxar é caminhar. Se estou com
algum amigo, sempre temos nossas melhores conversas enquanto caminhamos”, diz
Dorsey.
4. Gerencie andando por aí Muitos empreendedores utilizam o MBWA (management by walking around),
termo difundido por Bill Hewlett e Dave Packard, co-fundadores da HP. Significa
basicamente sair da cadeira e andar pela empresa, interagindo com
colaboradores, fornecedores e clientes. “Nessas andanças, aprendi que qualidade
requer minutos de atenção para cada detalhe, que todos os colaboradores querem
fazer um bom trabalho, que manuais escritos raramente estão adequados e que o
envolvimento pessoal é essencial”, diz Packard. Sam Walton, fundador do
Walmart, acordava de madrugada para ir tomar café com os motoristas dos
caminhões da empresa. Não só fazia novos amigos, mas também sabia quais
produtos vendiam mais, quais lojas estavam com problemas e quais ideias
poderiam ser implementadas para melhorar a oferta de produtos nas gôndolas.
5. Trave a quarta-feira A prática começou no Facebook: deixar as quartas-feiras livres de
reuniões ou compromissos, para que o dono do negócio se dedique totalmente ao
que deve ser feito. Mais tarde, outros empreendedores do Vale do Silício
seguiram a empresa de Mark Zuckerberg. Quando deixou o Facebook para fundar a
Asana, uma badalada startup que vende soluções de produtividade, Dustin
Moskovitz levou com ele a prática. Pendências da segunda e terça? Resolva na
quarta! Algo que deve ser entregue ou feito na quinta ou sexta-feira? Adiante
na quarta-feira! “O maior objetivo de deixar as quartas sem reuniões é garantir
que todos tenham uma boa reserva de tempo a cada semana para se concentrar no
trabalho”, diz o memorando interno da Asana.
6. Coloque sua empresa para atender o
cliente Tony Hsieh não é só famoso nos
Estados Unidos por ter co-fundado a Zappos, um site de comércio eletrônico de
calçados vendido à Amazon por quase US$ 1 bilhão. É conhecido também por
transformar sua companhia em uma das melhores empresas para se trabalhar no
país. Diversas práticas explicam esses sucesso, mas a principal é que todos os
colaboradores precisam, a cada dez semanas, deixar suas funções por um momento
para atender clientes. O funcionário só volta para a sua função original no
momento em que oferecer um nível de serviço tão bom que o cliente diga: “Uau!”.
“O serviço sempre foi importante na Zappos, mas fazer do cliente o foco da
nossa marca foi um movimento audacioso”, diz Hsieh.
7. Tire 3 dias de férias a cada 3 meses “Não se pode ver a floresta a partir das árvores”, diz um ditado
repetido em várias línguas. Da mesma maneira, um empreendedor não consegue ver
seu negócio quando está imerso na empresa. Jeff Bezzos, fundador da Amazon
achou uma solução para essa armadilha: “No final de cada trimestre, costumo
sair de férias por alguns dias. Com um pouco de isolamento, começo a ficar mais
criativo.”
8. Carregue um bloco de notas É algo simples e até pré-histórico (na era da internet móvel), mas
muitos empreendedores ainda utilizam blocos de notas. “Quando anoto alguma
coisa que me disseram, vou em frente e trabalho na sua implementação no dia
seguinte”, diz Richard Branson, empreendedor da Virgin Group.
9. Tire fotos Muitas ideias não podem ser escritas. Por essa razão, empreendedores
como Walt Disney e Sam Walton costumavam andar com uma câmera fotográfica na
mão (antes da era dos smartphones). Gostou de algum conceito que pode ser
aplicado na sua empresa? Tire fotos! Foi o que fez Sam Walton quando visitou o
Brasil na década de 1980: ele ficou encantado com o conceito de hipermercado
que viu nas lojas do Carrefour. Fotografou tudo o que pode e criou sua versão
de super loja nos Estados Unidos.
10. Viva experiências malucas (de vez
em quando) Você não conseguirá inovar com velhas
ideias. Assim, inclua experiências malucas na sua agenda, mesmo que não tenham
nenhuma relação com o seu negócio. Richard Branson é referência nisso – já fez
maluquices como se vestir como aeromoça a dar a volta na Terra em um balão.
Outro exemplo interessante é dado pelo co-fundador e atual CEO do Google, Larry
Page. Todos os anos ele vai ao festival Burning Man, que reúne artistas,
inovadores e doidos varridos no deserto de Nevada, Estados Unidos. “Não
gostamos que o mundo mude rapidamente. Mas talvez possamos separar um pedaço do
mundo... Eu gosto de ir ao Burning Man, por exemplo. É um ambiente em que as
pessoas podem tentar novas coisas”. Na verdade, é um pouco mais do que isso.
Tire suas próprias em conclusões em www.burningman.com.
Por fim, o conselho mais importante: copie e implemente as dicas que
funcionam para o seu negócio, mas crie também suas próprias sugestões sobre
como empreender mais e melhor.