sábado, 1 de julho de 2017

Análise crítica ao filme “ Mãos Talentosas”

A historia de Bem Carson Filme muito mais além daquilo que os olhos alcançam. Mostra - nos uma realidade muito comum e vivida em muitas sociedades para não dizer em todas.

Uma história de superação, quando apertar o botão play impossível parar. Bem Carson, um menino pobre, negro, que não tinha muita chance de ser bem-sucedido e crescer na vida. Um entre tantos que mudou o mundo, “a essência da coisa”, que nunca deixou de estudar, passou pela discriminação racial e pela pobreza. Ben tirava notas muito baixas na escola e por conta disso foi muito criticado pelos colegas e o pior fazendo com que ele se sentisse como uma pessoa burra. E assim, desenvolveu um temperamento muito agressivo.

 O filme permite a quem vê analisar ou repisar os conceitos do preconceito como uma atitude negativa, que o individuo está predisposto a sentir, pensar e conduzir – se em relação a determinado grupo de uma forma negativa. Isto, foi muito bem observado no filme em questão, uma vez que, o menino Ben era muito discriminado por exemplo: pela roupa que usava, o mau desempenho nas aulas e por isso demostrou atitude agressiva. 

Mãos Talentosa, um filme surpreendente, de histórias verídicas e muito além do que os olhos vêem. O produtor lançou a semente à terra na hora certa. “Você tem o mundo aí na sua cabeça, basta apenas você descobrir como ver além do que os olhos vêem”. Frase encorajadora e incentivadora dita pela Sr.Carson, mãe de Ben. Uma mãe guerreira, determinada que apesar de ser analfabeta, separada e negra. 

Acreditou e confiou no potencial dos filhos, não deixou que os problemas pessoais e financeiros pudessem atrapalhar o futuro dos filhos. Sr Carson usou uma excelente estratégia de markting empreendedora. Incentivou os filhos a estudarem, trocar tv por bons livros, não desistir e principalmente amar a Deus acima de tudo. Por isso obtiveram bons resultados.

 Ben tornou um excelente neurocirurgião acreditando que médicos podem fazer milhares. Há erros? Claro que sim. Mas é um filme muito interessante. No livro a história é mais caprichada e cuidada em termo de discursos. O leitor consegue sentir a personagem do livro viajando em cada capítulo com o autor, faltava isso no filme. 

Muita análise ainda pode ser feita através deste filme. Mãos Talentosas é um excelente filme para ser assistido. Serve de exemplo e motivação e para mostrar o poder ter e também uma boa maneira que os pais poderiam tomar de referência como forma de incentivar seus filhos a lerem. Eu recomendo a verem este filme, chama atenção em vários aspetos importante em que nós como um ser vivo e racional temos que levarem conta, a questão da discriminação, do respeito pelos outros por exemplo. São pequenas coisas que precisam ser analisadas, vale a pena ver.


Edneise Monteiro

Uma mulher com o coração tamanho do mundo



A mais perfeita definição da mulher cabo-verdiana. Antonieta Robalo Martins filha de Paula Correia Robalo e Sílvio Pereira Martins Segundo o registo de nascimento, conhecida como Nila na sua comunidade na Aldeia Infantil SOS em Assomada. Apesar da beleza que transborda por fora e aparentando ter 25 anos, Nila carrega sob ombro 45 anos.

     Veio ao mundo precisamente a 20 de Março de 1971, numa quarta- feira. Nascida e criada na Ribeira de Mato Limon comunidade de pessoas humildes e batalhadoras no interior da ilha de Santiago. Antonieta Martins teve uma infância regada de bons momentos mas também de tristeza e amargura. 

Pela ironia do destino perdeu a rainha da sua vida (mãe), Dona Bia bem nova aos 8 anos. “ Eu perdi a rainha da minha vida bem novinha a única lembrança que eu tenho da minha flor é colar com fotinho dela bem jovem, a mais linda de todas. A maldita diabete, coisa do destino não permitiu ouvir os bons concelhos da D. Bia, segundo as minhas tias reunia toda família no final do dia e fala de vida.
     
Na sua ribeira era conhecida como “a menina do campo”, desde de muito cedo alimentou uma paixão pelo campo, o cair da chuva e o barulho da ventania era e continuando sendo a inspiração que obrigada a Antonieta as 5h da manhã e de trabalhar no campo. Para os que conhece e convive com esta mulher sabe como ela é, a incansável que conquistou os corações dos mais velhos. Como o tempo não para, já se passou 35 anos mas os traços da infância cor – de – rosa ainda prevalece memória da ex menina de campo.

 As bagagens foram trazidas uns 3km até Assomada, “a terra de boa gente” mais especificamente à Aldeia Infantil SOS. Antonieta Martins dá sua vida a esta pequena aldeia à mais de 10 anos. “Deus não lembrou de corrigir um pequeno detalhe no meu ventre, não tive chance de ter filhos gerado por mim mas ganhei muitos neste humilde lar”.

 Mãe, Antonieta Fala com orgulho dos seus meninos. “Hoje tenho seis ao, eu cuidado e todos estão a estudar. Alguns chegaram aqui ainda bebés. Quem conhece e acompanha o dia – a – dia desta grande mãe sabe do seu valor para as crianças da aldeia. “ Nila é a minha melhor amiga, minha mãe, ponto seguro desta comunidade e uma pessoa humilde com o coração tamanho do mundo. Ela é a nossa maior inspiração, através da sua sábias palavras apreendi coisas que carrego até hoje comigo”, diz Zezito Silva, ex filho da Aldeia Infantil SOS.


“Amor é estado de graça É semeado na cachoeira, no eclipse. O amor é dado de graça e com amor que se paga”, já dizia um grande poeta. “O primeiro passo é mostrar que têm uma mãe, uma amiga. É um trabalho de grande responsabilidade, educar, dar amor e cuidar dos nossos queridos filhos”. Antonieta Martins um exemplo pra seguir.

Edneise Monteiro


quinta-feira, 29 de junho de 2017

Junho: mês dos pequininhos



No âmbito da celebração de mês das crianças, a Câmara Municipal de SSM, através da vereação cultura e desporto realizou no sábado passado, 24 de junho, um leque de atividades de caráter infantil, com o objetivo de oferecer as crianças do município uma tarde diferente e de muita confraternização.




O evento foi realizado no polivalente de Achada Igreja, onde havia jogos de matraquilhos, “pula pula”, concursos de poesias, desenhos, danças, culminando ainda com uma palestra sobre saúde oral, proferida pelo estomatologista, Dr. Poh Chean.

“É desde de muito cedo que temos que alimentar os bons atos de higiene e hábitos alimentares, estão é neste sentido que falamos com as crianças mostrando com fazer para crescerem de forma saudável evitando problemas quando adultos”, salienta Dr. Chean.

Crianças bem cientes dos possíveis problemas e felicitam os responsáveis por patrocinar um dia diferente. “ Eu amei estar aqui podendo brincar, cantar e conviver com os meus amigos e também gostei da parte da palestra porque nós como sendo uma crianças precisamos saber de como cuidar da nossa saúde”, diz Juliana, aluna de 5º ano.

Novos Rumos





Presidente da CMSSM (Câmara Municipal de São Salvador do Mundo) assina protocolo com a proveria de justiça.

O Edil Ângelo Vaz reuniu, ontem, 27 de junho, com oProvedor da Justiça, António do Espírito Santo Fonseca, e o representante da mesa da Assembleia Municipal, José Miguel Teixeira, para o efeito da assinatura do protocolo que visa a cooperação entre essas três entidades. o ato aconteceu em Picos na própria  câmara local. Através deste protocolo, pretende-se facilitar aos munícipes o acesso aos serviços da provedoria, promovendo, desta forma, os direitos, liberdades e interesses legítimos dos cidadãos. Após o referido ato, visitaram in loco os setores de serviços da edilidade e o empreendimento comercial “N´guli Lança Shoping”


As guerras mundiais: o lado obscuro do Globo

A multiplicação dos conflitos internos é uma característica marcante da última década do século XX. A desintegração de Estados socialista...